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sábado, 30 de maio de 2015

SOLUÇÕES NA PALMA DA MÃO



Como desenvolve aplicativo que facilita o dia a dia no campo
   A tecnologia tem o objetivo de facilitar a vida das pessoas. No campo, as novidades tecnológicas têm possibilitado gerar soluções mais rápidas para problemas do dia a dia de agrônomos e produtores. Há dois anos, a Coamo Agroindustrial Cooperativa tem investido forte em novas ferramentas para dispositivos móveis. Dentro do Programa Mobilidade Agronômica,  desenvolvido pela organização, a cooperativa criou recentemente um aplicativo que reúne todas as informações levantadas pelo engenheiro agrônomo em uma área.
   O maior benefício do aplicativo, conta Marcelo Sumiya, gerente de assistência  técnica da Coamo, é facilitar o trabalho dos agrônomos e ter na palma da mão todo o histórico referente à área e à produção dos cooperados. Por meio da ferramenta, o profissional  pode fazer previsão da colheita, produtividade, volume de insumos necessários para a lavoura, entre outros serviços da assistência técnica.
   Antes, conta Sumiya, o agrônomo fazia todas as anotações manualmente. Além disso, para demonstrar o portfólio de produtos, os profissionais de campo tinham que levar catálogos separadamente. “Agora, transportamos todas essas informações para o digital”, comenta o gerente. Todos os diagnósticos gerados pelo aplicativo, instalados em tablets,  são impressos e encaminhados aos produtores.
   O diagnóstico emitido pelo aplicativo,reforça o gerente da Coamo, contém todas as recomendações que o produtor deve realizar para ter uma safra sadia e altamente produtiva. “Nosso equipamento também  fotografa e manda imagens junto ao diagnóstico”, observa Sumiya. O que mais chama a atenção do gerente é ter em mãos  o histórico da área, pois permite que o agrônomo acompanhe o desenvolvimento da produtividade durante muitas safras.
   Ter o conhecimento das ações passadas permite acessar o que já foi recomendado para uma determinada situação, quais os produtos, insumos utilizados e os resultados obtidos. Outra vantagem do sistema, segundo ele, é  que o agrônomo pode fazer as recomendações técnicas necessárias e atualizar as informações mesmo em modo off-line.
   Sumiya acrescenta que quando o técnico volta à unidade da  Coamo, ele conecta o tablet a uma rede de dados e sincroniza as informações do dia com o Sistema de Informação Coamo (SIC). De acordo com informações divulgadas pela cooperativa, o projeto piloto começou no final do ano passado com quatro engenheiros agrônomos do Departamento Técnico da Coamo em Campo Mourão. ( REPORTAGEM LOCAL – RICARDO MAIA, PÁGINA 6, caderno FOLHA RURAL, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA, sábado, 30 de maio de 2015).

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