Páginas

sábado, 30 de maio de 2015

COITÉ




   Alguns dos nomes populares da árvore cujo fruto será o tema dessa crônica são: coité, cuité, cabaceira, cuieira,  árvore-de-cuia,  cuia,  cuitereira. Quando a conheci, fiquei maravilhada por ver aquelas “melancias” penduradas tal e qual uma árvore de Natal.
   Essa frondosa árvore é surpreendente porque além de ser decorativa frutifica o ano inteiro, o que é maravilhoso ver. Suas folhas são verde-escuro brilhante e muitos a utilizam como medicina alternativa. As flores, que aparecem da primavera até o outono, são branco-amareladas . Mas antes de abrirem as flores, os botõezinhos ficam todos grudados no tronco e galhos, onde se tornarão frutos.
   Os muitos frutos que ela dá parecem uma melancia de tão redondos que são. Grandes e pesados eles fazem os galhos vergarem com seu peso, às vezes encostado até no chão. Verde claros quando novos, os frutos mudam para a cor marrom escuro quando ficam maduros e é aí que sua casca fica muito dura e vai servir para muitas utilidades: vasilhas e utensílios de cozinha, peças de artesanato e até instrumentos musicais.
   Os frutos eu conheço pelo nome de purunga, cabaça, cuia, coité. Mas, tenho certeza, por esse Brasil imenso ele apresenta-se sob outros tantos nomes.
   É  gostoso apreciar o lindo espetáculo que nos oferece tão exótica árvore.
                                                          “
                                                 Essa frondosa árvore é surpreendente porque além de ser

                                       decorativa  frutifica o ano inteiro. ( Texto escrito por MARINA IRENE BEATRIZ POLONIO, leitora da FOLHA, página 2, espaço DEDO DE PROSA, caderno FOLHA RURAL, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA, sábado, 30 de maio de 2015).  

Um comentário:

  1. boa noite, voce me autoriza usar essa imagem do coité para um trabalho de colagem para um bloco de carnaval?

    ResponderExcluir