sábado, 21 de janeiro de 2017

A ERA TRAMP


   O que esperar de Donald Trump? É a pergunta que o mundo inteiro tem feito desde que o magnata republicano foi eleito para comandar a nação mais poderosa do planeta. Entre os maiores temores do mercado internacional quanto à gestão do septuagenário nova-iorquino, iniciada nessa sexta-feira com a posse na Casa Branca, é que ele vire as costas para o mundo, o que poderia representar um recrudescimento nas relações comerciais com países emergentes como o Brasil. 
   Hostil ao fluxo migratório da comunidade hispânica nos Estados Unidos e acordos diplomáticos costurados por seu antecessor, Barack Obama, como o estreitamento da parceria com a União Europeia e o histórico acordo nuclear com o Irã, Trump terá como maior desafio dissipar a grande nuvem da desconfiança que paira sobre o seu recém-nascido mandato. 
   No discurso de posse, o presidente reforçou pontos cruciais explorados em sua campanha eleitoral, num sinal evidente de que aquilo que muitos analistas interpretavam apenas como retórica marqueteira sem efeito prático algum pode vir a pautar suas políticas de governo. Prometeu devolver os Estados Unidos ao povo após afirmar que as vitórias dos políticos nos últimos oito anos e do “establishment” não foram compartilhadas com os cidadãos e avisou que, a partir de agora, “será apenas a América em primeiro lugar”. 
    Donald Trump, o 45º presidente dos Estados Unidos, terá que lidar primeiro com a rejeição interna para governar. Movimentos ativistas que veem na sua postura uma ameaça a conquistas sociais bastante caras para a nação que se julga a mais democrática do mundo tendem a se fortalecer. Prova disso é a onda de protestos desencadeada desde que derrotou a democrata Hilary Clinton em novembro. 
    Quando fala em expulsar os imigrantes ilegais e erguer um muro na fronteira com o México, o presidente afaga uma parcela considerável do eleitorado conservador que o apoiou, mas também pode passar a falsa impressão de uma suposta intolerância à legião de estrangeiros que quer ganhar a vida na América. É um outro desafio a testar a governabilidade de Trump, afinal, são mais de 55 milhões de latinos vivendo nos Estados Unidos, o que representa 17% da população total do país. 
    A retomada do crescimento econômico a todo custo é outra bandeira levantada pelo magnata. Resta saber a que preço. Que Deus abençoe a América. (OPINIÃO, página 2, 21 e 22 de janeiro de 2017, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares