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domingo, 23 de julho de 2017

PARCERIA ENTRE UEL E RECEITA BENEFICIARÁ POPULAÇÃO CARENTE

Alunos de Ciências Contábeis, que atuarão como orientadores no NAF, recebem treinamento na delegacia da RF

   Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal de Londrina deve começar a prestar atendimento neste semestre

   Londrina deve ganhar neste semestre o NAF (Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal), que tem o objetivo de atender microempreendedores e contribuintes de baixa renda, que não têm acesso a determinadas informações da Receita Federal. O projeto é resultado de uma parceria entre a Receita e a UEL (Universidade Estadual de Londrina).
   Na manhã desta terça-feira (18), na delegacia da Receita, foi realizado o primeiro treinamento presencial de 46 alunos do curso de Ciências Contábeis da UEL, que atuarão como orientadores no NAF. A capacitação dos estudantes será realizada com a assessoria técnica da RF por meio de aulas presenciais. Posteriormente eles terão acesso a uma plataforma virtual de de videoaulas para capacitá-los a realizar essas orientações e poderem atender bem a população. 
   Segundo o professor e chefe do departamento do curso de Ciências Contábeis, João Américo Tomaz de Aquino, a previsão é de que após esse treinamento esse serviço do núcleo seja oferecido em meados de agosto ou início de setembro. Ele ressalta que esse trabalho ajudará a diminuir pessoas que atuam na informalidade. “Esse é um dos grandes objetivos. A Receita Federal não tem condições de atender toda a demanda da população. Esses convênios formalizam mais um canal para buscar informações tributárias em nível Federal, mas a segunda etapa prevê o estabelecimento de convênio com a Receita Estadual”, acrescenta. 
   A aluna do 1º ano de Ciências Contábeis, Carla Regina Saramento ressalta que essa oportunidade ira proporcionar mais conhecimento para os estudantes. “A prática faz a excelência e eu me sinto sortuda por ter essa oportunidade.” Sobre a experiência de poder ajudar a população carente ela diz que será muito bom.
   “Os alunos de Contabilidade deveriam com certeza participar mais do dia a dia da cidade”, ressalta. 
   Uma das primeiras aulas apontou sobre a importância de instituições como o Observatório de Gestão Pública, que apontam irregularidades nas licitações antes mesmo delas serem realizadas e foram mostrados sites como o impostômetro (https://impostometro.com.br/), que analisa o volume de arrecadação do Estado, e o Sonegômetro (http://www.quantocustaobrasil.com.br/), que mostra quanto do dinheiro está sendo sonegado no País. 
   O analista tributário e responsável pelo programa na Receita Federal, Bruno de Oliveira, explica que o programa de educação fiscal ressalta a importância desse trabalho para as pessoas hipossuficientes e microempreendedores carentes. “Os alunos recebem o básico de Direito Tributário, conhecimento sobre a estrutura da Receita Federal, que é uma estrutura bastante complexa, e terão conhecimento como se resolvem as coisas e principalmente sobre o autoatendimento”, aponta. Ele ressalta que quase todos os atendimentos podem ser virtuais, inclusive com a alimentação de documentos. “Os estudantes vão conhecer os instrumentos eletrônicos e meios para acessar esses serviços para que a pessoa não precise vir para a Receita Federal. O problema é que as pessoas conseguem ter acesso à informação e à internet, mas aquela pessoa hipossuficiente, que muitas vezes tem pouca educação ou que tem um emprego simples, não sabe como acessar isso e é essa pessoa que tem possibilidade de ser atendida pelo NAF”, analisa.
   Serão vários serviços ofertados, tanto para o cidadão quanto para a empresa. Oliveira aponta que o NAF oferecerá o atendimento básico, como orientar as pessoas a obterem o CPF (Cadastro de Pessoa Física). Antes a pessoa tinha que ir até à Caixa Econômica Federal ou ir aos Correios, e hoje isso é totalmente feito pela internet e tem resultado conclusivo. Se houver questão mais complexa, como divergência de dados em duas bases, ele também pode fazer o encaminhamento pela internet. Outros atendimentos mais complexos também serão ofertados pelo NAF, como se a pessoa tiver uma atividade simples e decide se formalizar. Pelo NAF ela pode conseguir todas as declarações e pode gerar a guia para essa pessoa, dando orientações para ter uma vida fiscal correta. ” 
   O atendimento do NAF deve ser realizado na Agência do Trabalhador (Rua Hugo Cabral , 303-(-Centro). “A previsão é de que o atendimento seja realizado duas vezes por semana; vamos divulgar quando o serviço começar. Diariamente passam aqui na Agência do Trabalhador entre 400 a 500 pessoas”, explica o secretário municipal do trabalho, Emprego e Renda, Elzo Augusto Carreri, acrescentando que o convênio entre a Prefeitura e a UEL deve ser assinado em breve. (FONTE: VITOR OGAWA – Reportagem Local, FOLHA CIDADES, página 3, quarta-feira, 19 de julho de 2017, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

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