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segunda-feira, 31 de julho de 2017

INFRAESTRUTURA DEFICIENTE


   Para não parar no tempo, o Brasil precisa investir muito em infraestrutura. Segundo relatório publicado recentemente pelo GI Hub (Global Infrastructure HubP) do G20, o país investe apenas 56% do necessário para alcançar excelência. Isso quer dizer que o ritmo de investimento brasileiro no setor está bem abaixo do necessário. O relatório analisa as necessidades de investimentos dos 50 países com maiores PIBs (Produto Interno Bruto), em sete setores até 2040. Os países foram divididos em grupos conforme o potencial econômico e o GI Hub comparou os valores aplicados em cada setor. O Brasil ficou no bloco dos Brics (com exceção da Índia) e países da América Latina e alguns da África. Os especialistas que realizaram o estudo apontaram que o Brasil precisa triplicar os recursos aplicados em rodovias. Hoje é destinado apenas 28% do necessário para virar uma referência neste setor. Há necessidade de avançar também nos modais ferroviário (51%), portos (44%) e aeroportos (49%). Mas está próximo da excelência em energia (82%), água e saneamento básico (96%) e telecomunicações (94%). O fato é que por aqui se aplica apenas 2,67% do PIB nacional em infraestrutura, mas até 2040 esse percentual precisa subir para 4,72%. Ou seja, hoje são gastos US$ 1,5 trilhão e a meta para os próximos 20 anos é investir US$ 2,7 trilhões. O Brasil depende das rodovias, modelo dominante de Norte a Sul. O cálculo aponta que 75% do transporte de carga é feito por estradas. E o custo logístico vai lá para cima quando entram em cena as rodovias com pistas simples. Falta de contornos urbanos e estradas mal conservadas, situações muito comuns. Especialista ouvido em reportagem da FOLHA desta segunda-feira (31) alerta que o governo precisa rever o modelo de financiamento de obras e fazer parcerias com grupos estrangeiros dispostos a investir por aqui. A FOLHA defende que os gargalos da logística e da infraestrutura são grandes entraves para o desenvolvimento do Paraná e do Brasil. Tanto que o assunto foi tema da segunda edição do EncontrosFolha, em setembro de 2014. O jornal vem constantemente, em suas reportagens, debatendo as deficiências e apontando soluções para melhorar a infraestrutura. O problema é antigo e, infelizmente, pouco se tem avançado em melhorias. (OPINIÃO, página 2, segunda-feira, 31 de julho de 2017, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

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