Páginas

quarta-feira, 21 de junho de 2017

TUDO EM ORDEM?

   Para que a organização flua, todos os campos da vida precisam estar em equilíbrio. Organização pessoal e administração do tempo podem ser ótimos aliados para quem tem rotina cheia
   Acordar, levar as crianças para a escola, correr, trabalhar, estudar, se informar, cuidar da casa, da saúde, da mente, dormir 8 horas... Suas tarefas pessoais cabem em 24 horas? As cobranças do mundo moderno podem ser cruéis, mas há quem diga que é possível completar sua rotina sem estresse e ainda ter minutos de lazer com a família, desde que haja um planejamento pessoal. 
   Para a personal organizer Lissandra Bruder Granado, administrar o tempo de forma eficiente proporciona a realização de tarefas profissionais e pessoais de forma otimizada em ordem de relevância. Por isso, a necessidade de focar no que é mais importante. “Existem tarefas e atividades que precisamos executar todos os dias, mas existem também aquelas urgentes que surgem e nos roubam o tempo. Uma pessoa que administra seu tempo sabiamente terá equilíbrio para decidir que uma não interfira na outra”, explica 
   A professora também ressalta o valor do planejamento da rotina, que faz cumprir tarefas diárias, semanais ou mensais, com menos tempo e tranquilidade para realizar outras, considerando sempre o nível de prioridade das atividades e a personalidade de cada um. Não adianta forçar um indivíduo ser altamente produtivo em um horário em que seu relógio biológico não funciona. A dica é conheça seu reslógio e tente desenvolver seu potencial máxima de produção/organização dentro dele”, diz, destacando que cada pessoa é diferente da outra, podendo ter pico de energia variado entre manhã, tarde ou noite. 
   Para cumprir as tarefas, é necessário também reconhece-las. Os campos de atividades que cada um pretende realizar devem ser listados por quem vai executá-las. Portanto, se na lista de uma pessoa a saúde tem mais relevância, as tarefas que envolvam esse tema terão prioridades sobre as outras. Ou se ainda não é possível identificar a prioridade, a profissional indica a se perguntar o que mais incomoda no momento e começar pelos temas que mais a estressam atualmente. 
   Demonstrar como atingir nível de produtividade sem estresse é também um dos objetivos do consultor e instrutor americano de produtividade David Allen. Seu livro A Arte de Fazer Acontecer (Getting Things Done) é um guia para o método GTD, no qual o já citado pela personal se assemelha. O autor acredita que listando prioridades a mente se esvazia de preocupações para a pessoa poder ficar mais relaxada e realizar tarefas com menos esforço. Com a mente mais clara, os pensamentos se tornam mais organizados. 

   DICAS E FERRAMENTA
   Lissandra Bruder Granado afirma que não precisa muito para quese inicie o processo de organização pessoal, basta uma agenda e tempo para pensar em si mesmo. “Cada um pode fazer uma lista com todas as tarefas que precisam ser realizadas e começar a trabalhar por eliminação conforme grau de urgência e importância. A agenda é a ferramenta mais indicada para isso”, informa. 
   No entanto, para que se tenha uma rotina produtiva e saudável não se pode esquecer de manter corpo, mente e alma em harmonia. “Se essas áreas não estiverem em equilíbrio, o dia a dia não irá funcionar plenamente. Cuide da alimentação, faça exercícios e esteja com o coração em paz, faça coisas que te deixem feliz. Assim a vida irá funcionar, fluir”, conclui a perssonal organizer. (LAIS TAINE – Reportagem Local, FOLHA MAIS, página 2, 17 e 18 de junho de 2017, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).
   SERVIÇO
   
Para quem tem interesse em aprender a organizer Lissandra Bruder Granado ministra em Londrina o curso Personal Organizer Módulo)
   Dias: 30 de junho (19h às 22h) e 1º de julho (9h às 13h e 14h às 18h)
   Local: Hotel Golden Blue ( Rua Borba Gato, 1,190)
   Mais informações pela página facebook.com/organizerlondrina).
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário