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terça-feira, 20 de junho de 2017

ORGANIZE-SE,- A BAGUNÇA NÃO ESTÁ NO DNA DA CRIANÇA

   ORGANIZE-SE - Com a sensação generalizada de que o tempo está passando cada vez mais rápido, manter a organização da casa e da rotina pessoal e profissional se faz cada vez mais necessário.

   Os filhos que são educa dos para terem organização aprendem a respeitar fronteiras

   Se fosse feita uma reforma na Natureza, como propõe a personagem Emília, de Monteiro Lobato, o DNA da bagunça seria apagado de vez e, toda criança nasceria sabendo ser organizada. Contudo, mesmo sem a teoria reformista da boneca de pano, é possível criar filhos organizados – desde que aprendam organização com os pais. 
   “A família é a célula vital de toda criança, e a primeira relação que tem é com a mãe. Somente depois vai sendo apresentada ao mundo. Toda indivíduo precisa de organização. Quando a criança não tem organização terá dificuldade de lidar com frustração, não tendo de respeito e limites”, avalia a psicóloga Aline Pimentel Silva Rodrigues. 
   Recorrendo novamente à história de Lobato, a reforma da natureza nada mais seria do que a maneira que a boneca encontrou para exercer a sua maneira desordenada. O que conseguiu foi provocar uma bagunça geral. 
   Ao contrário da personagem que não tem limites, os filhos que são educados para terem organização aprendem a respeitar fronteiras. 
   “É importante os pais ensinarem que a criança não é um anexo, mas faz parte da família e tem deveres. A organização é um ato e, como tal, terá as suas consequências. É uma forma de prepará-los para o mundo”, aponta Aline. 
   Mas, quando os pais devem começar a ensinar os filhos a serem organizados? 
   A psicóloga orienta que aos 3 e 4 anos as crianças já conseguem brincar e precisam aprender que os brinquedos são delas e, por isso, devem cuidar. 
   “Lógico que não farão do jeito que os pais determinam porque ainda não possuem essa capacidade. Vão assimilando, quando os pais dizem que podem brincar com o que quiserem, mas, ao terminar a brincadeira precisam guardar os brinquedos”, ressalta. 
   Aline acrescenta que aos 6 anos os pequenos já são capazes de tarefas maiores. 
   “É uma idade que as crianças já têm mais autonomia e os pais podem orientá-las a tirar o tênis, a roupa que não está suja e guardar nos lugares certos. Porém, existe criança que não consegue dar conta de imediato e a família deve ir fazendo uma leitura do que é capaz”, ensina a psicóloga. 
   Se absolvemos o DNA da responsabilidade pela bagunça, não significa que a criança bagunceira não carregará para a fase adulta a falta de organização com impactos na vida. 
   “Ensinar organização às crianças ajudam a terem estruturas para que possam gerir e administrar conflitos do dia a dia e a desenvolverem estratégias. Quando a criança não tem organização, no futuro terá dificuldade. Podem ser adultos instáveis nas relações, que começam as coisas e não terminam sem autonomia e inseguros”, conclui. (FONTE: FRANCISMAR LEMES – Especial para a Folha, FOLHA MAIS, 17 e 18 de junho de 2017, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA). 

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