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segunda-feira, 29 de maio de 2017

NÃO SE DESVIE DO OBJETIVO


   Esta semana, o Haroldo, diretor de uma empresa comercial, me contou a conversa que teve com uma funcionária na tentativa de resolver o conflito que ela causava em sua área de trabalho. Ele me dizia: 
   - “Então ela começou a chorar, e disse que estava com um problema pessoal difícil de resolver.!
   Nesse ponto eu o interrompi:
  - “E você soube, afinal, que problema era esse que ela tinha?”
  - “Não. Eu nem perguntei” – respondeu. “Se eu perguntasse, é claro que ela me contaria. Mas no momento seguinte eu estaria automaticamente envolvido, mesmo que eu não quisesse. Isso funciona que nem uma carta lacrada: enquanto mantiver o envelope fechado, você nunca saberá o conteúdo. Mas se o abrir, o conteúdo se revela. Eu estava consciente de que só tinha de resolver o problema que a moça estava causando na empresa, e não sua vida pessoal.”
    Uau! Eu aprendi uma lição 
   Quantos gestores se envolvem com coisas que nada têm a ver com a empresa por pura e desnecessária curiosidade! Isso é tolice!
   A regra é: concentre-se no ponto; tenha foco. 
    O objetivo do Haroldo era resolver o problema que comprometia o clima da firma. Logo, não fazia sentido algum tratar de uma questão pessoal da funcionária. Seria inútil. 
   Permita-me repetir: “Não jogue palavras fora e evite falatório. Lembre-se: “Quem fala demais, dá bom dia a cavalo”. Se você quer falar com o cavalo, o problema é seu. Só não o faço quando tiver que pagar por isso, pois a conta poderá ser cara demais. (Crônica de ABRAHAM SHAPIRO, consultor e coach de líderes em Londrina, FOLHA EMPREGOS E CONCURSOS, coluna ABRAHAM SHAPIRO, segunda-feira, 29 de maio de 2017, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

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