Páginas

segunda-feira, 3 de abril de 2017

COMO RESOLVER PROBLEMAS


 "Os japoneses são um povo que tradicionalmente enfrenta os problemas de modo corajoso e busca resolvê-los pelas causas. Eles sabem que a perda de tempo com paliativos é um engano e compromete frontalmente a produtividade de todos, inclusive a do país”

   Permita-me dizer algo sobre erros e falhas. Eles estão presentes na vida e no trabalho de todo mundo. 
   O que fazer com eles? Bom seria se pudéssemos tratá-los como nos desenhos animados. 
   Errar é humano, sim. O problema é que todo erro tem consequências. 
   Como você se comporta quando falha? Grita? Entra em depressão? Isto só piora o cenário. É a minha experiência própria. 
   Se o início de incêndio na casa de alguém ocorreu, devido a problemas na instalação elétrica, e esta pessoa se contenta em apenas apagar o fogo, eu e você somos capazes de prever que um novo incêndio irá ocorrer a qualquer momento. A instalação continua a mesma. Ela é a causa. E se a causa não for removida ou resolvida, não se soluciona o problema. 
   Se a comida não deu certo, de que adianta discutir sobre isso na sala de jantar? Os ingredientes, os utensílios, o forno e a receita estão na cozinha. É lá que a coisa precisa ser analisada e resolvida! Em vão será imaginar coisas na sala da jantar.
   Os japoneses são um povo que tradicionalmente enfrenta os problemas de modo corajoso e busca resolvê-los pelas causas. Eles sabem que a perda de tempo com paliativos é um engano e compromete frontalmente a produtividade de todos, inclusive a do país. 
   Uma das filosofias da Toyota, por exemplo, é “Vá e veja!” Eles descobriram que a compreensão mais possível a respeito dos problemas encontra-se onde ocorrem os processos que os geraram. Lá é o local, onde se acha a solução, e não nas salas confortáveis da alta administração, com poltronas estofadas e ar condicionado. 
   “Vá e veja” Vá ao lugar onde o problema aconteceu. Faça um cartaz e fixe-o onde seja visível: “Só se resolve problema por sua causa!”
Investigue, confira, cheque as causas reais, e só depois aja! (Crônica por ABRAHAM SHAPIRO, consultor e coach de líderes em Londrina, coluna ABRAHAM SHAPIRO, FOLHA EMPREGOS & CONCURSOS, segunda-feira, 3 de abril de 2017, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário