Páginas

sexta-feira, 7 de abril de 2017

COELHINHO DA PÁSCOA, QUE TRAZES PRA MIM?


Ovos, trufas, bombons, está chegando a data em que tudo é permitido em nome de um doce sabor. 
   É difícil encontrar alguém que não goste de chocolate e, principalmente na época de Páscoa, não há quem resista a esse doce sabor. É um período em que os “chocólatras” de plantão aproveitam para se esbaldar com as inúmeras opções de que existem no mercado como ovos, trufas e bombons. O chocolate, apesar de ter sua origem no continente americano, foi trazido aos Brasil pelos europeus, durante a colonização. De lá pra cá, o brasileiros se aprimorou e se apaixonou pelo cacau e hoje, somos um dos 20 maiores consumidores do produto. 
   Aliando criatividade e chocolate de qualidade, a tentação é ainda maior, pois além do sabor refinado, um visual bem elaborado reforça a famosa frase de nossas avós “é de comer com os olhos”. O que nos resta é aproveitar o momento, atacar os docinhos e reagendar aquele prometido regime para outra data, de preferência em um feríado não tão saboroso. E para aqueles que gostam de colocar “a mão na massa”, Heloise Mesquita, proprietária da Cholcolataria, deu algumas dicas para produção em casa. 
   Filha de imigrantes portugueses, Heloise teve um contato com o chocolate desde cedo. Os pais abriram um comércio logo que chegar em terras brasileiras , um “Secos & Molhados” , onde ela teve o primeiro contato com o alimento. “Minha mãe sempre foi apaixonada por gastronomia e eu, que herdei tal interesse, sempre tive o chocolate como uma das minhas paixões”, conta. Quando adulta, continuou fazendo chocolate em casa, para a família, até que surgiu a ideia de começar a vender trufas. “Eu trouxe a ideia de São Paulo e era uma grande novidade por aqui. Quando dei por mim, uma caixinha daqui, uma caixinha dali, eu estava vendendo trufas, mas só para os amigos, mas para conhecidos, vizinhos, e pelo comércio todo de Londrina, batendo de porta em porta”. Desse momento até abrir a Chocolataria foi um pulo, a loja funciona desde 1987, aliando o chocolate artesanal e um excelente cafezinho. 
   Especialista no assunto, ela ressalta que é importante tomar cuidado na escolha dos ingredientes para preparar uma receita e conta que todo cuidado é pouco quando levar os produtos ao fogo. Quando se trata de “apurar” um chocolate, cada passo é extremamente importante. Vale também lembrar que a embalagem escolhida na hora de presentear faz toda a diferença. Um caixa bem elaborada ou uma bela cesta, garante a satisfação total de quem recebe. “Você pode usar o chocolate para presentear não só na Páscoa, sabe? Ele é um presente gentil, requintado, que você pode oferecer o ano inteiro. Quem é que não gosta?, finaliza. 

   INGREDIENTES
   1 kg de chocolate belga. 1 xícara de chá de creme de leite. 2 colheres de sopa de glicose de milho. 4 colheres de sopa de kirch (água ardente de cereja, opcional). 1 kg de chocolate amargo, derretido e frio para banhar. 300 g de cacau em pó para polvilhar. 

   MODO DE PREPARO 
   1) Numa tigela coloque o chocolate belga, o creme de leite, a glicose e leve ao micro-ondas, mexendo de 1 em 1 minuto até derreter o chocolate.
   2) Acrescente a kirch (opcional) e mexa até ficar bem homogêneo. 
   Deixe esfriar, cubra com papel alumínio e leve ao freezer por 2 horas. 
   3) Depois desse tempo, banhe no chocolate amargo derretido e polvilho com o cacau em pó. (Receita cedida Heloise Mesquita). (FONTE: DANIELI SOUZA – REPORTAGEM LOCAL, caderno FOLHA 2, página 3 COZINHA & SABOR, sexta-feira, 7 de abril de 2017, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário