Páginas

terça-feira, 10 de janeiro de 2017

ALIMENTAÇÃO LEVE E SAUDÁVEL NO VERÃO

No calor. a tendência é ter menos apetite;  uma dica é usar e abusar das saladas e de alimentos servidos frios

  Cuidados com a higiene, escolha e conservação devem ser redobrados, orienta a Secretaria da Saúde
   Cuidados com a alimentação são fundamentais, principalmente nos períodos em que as temperaturas ficam mais altas. A Secretaria Estadual da Saúde Sesa) aproveita o verão para dar dicas que garantam uma temporada mais saudável. 
   “No calor do verão, a tendência é ter menos apetite. Por isso, use e abuse das saladas e alimentos servidos frios. Eles são mais refrescantes. Também vale investir em grelhados e assados, que costumam ser mais leves e agradáveis para o período”, recomenda a nutricionista da Sesa, Angelica Koerich.
   Angelica ressalta que é importante se manter hidratado. “Além da água, algumas frutas ajudam na hidratação do corpo, como a melancia, o melão e o abacaxi, por exemplo. Também são recomendados os sucos naturais”, diz. 

   CONGELADOS
   Nas altas temperaturas os cuidados com a higiene e a conservação dos alimentos devem ser redobrados. Certifique que alimentos servidos quentes, como espetinho e pasteis, estejam bem cozidos ou assados.
   Alimentos congelados devem ser descongelados e utilizados rapidamente. Também é importante não descongelar na temperatura ambiente, mas utilizado o micro-ondas ou a geladeira. “Ao deixar a comida exposta por muito tempo em temperatura ambiente, a chance de contaminação e proliferação de bactérias é maior, podendo ocasionar uma intoxicação alimentar”, explica chefe da Vigilância Sanitária de Alimentos, Karina Bueno. 

   PEIXES
   Durante a compra de peixes, deve-se verificar a temperatura de conservação. Quando frescos, ele deverá ser inferior a 4ºC. O transporte deve ser feito sempre em caixa térmica ou de isopor com gelo. “Na escolha do pescado, os consumidores devem verificar algumas características do peixe. Por exemplo: os olhos devem estar brilhantes e salientes e as escamas bem aderidas e firmes “, orienta Karina. Ela também diz que as brânquias devem ter cores vermelhas ou rosadas e a pelo não deve conter manchas. 
   A chefe da Vigilância Sanitária de Alimentos conta que alimentos em embalagens perfuradas, sujas, amassadas, estufadas ou trincadas não devem ser compradas. Também é necessário estar atento à validade dos produtos.
Em caso de dúvida, procure a Vigilância Sanitária dos Municípios ou entre em contato com a Ouvidoria Geral da Saúde pelo telefone 0800 644 4414. (FONTE: REPORTAGEM LOCAL, caderno FOLHA CIDADES, página 3, terça-feira, 10 de janeiro de 2017, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário