Páginas

quinta-feira, 27 de outubro de 2016

A ARTE DA CONQUISTA


   Andando pelas ruas e lojas da cidade, logo se vê quem está motivado e quem não. Pensando nisso, dá para refletir sobre alguns fatores determinantes para o sucesso das empresas. A motivação pessoal, que transparece no ar, a atitude de buscar a melhor venda e a expectativa de se manter um vínculo com o cliente contribuem para o sucesso nos resultados. Logo de manhã, começar o dia “pra cima” é o desafio de muita gente, mas faz muita diferença você distribuir gentilezas como “bom-dia”, “bom trabalho” e outros elogios mostrando quão importante é cada função desempenhada na sociedade. Essa generosidade vai impulsionar a motivação para se trabalhar melhor e servir o outro com qualidade. 
   A boa venda está nos detalhes, como contato visual, um sorriso, atenção, respeito à individualidade do cliente e perguntas de discernimento, ou seja, com capacidade de ver além do óbvio, que busquem atender o desejo e o sonho de quem está comprando. Tem estabelecimentos que sempre decoram o ambiente como se fosse uma festa diária, oferecendo cortesia aos clientes. Por outro lado, qualquer deslize pode ser fatal para se perder o encantamento da venda, o que leva , em muitas das vezes, que o consumidor nunca mais volte. Um exemplo é quando se chega numa loja e os vendedores estão conversando ou mexendo no celular e não percebem a presença do cliente. O outro fator é o vínculo que se cria entre vendedor e comprador, em que se pode mostrar preocupação e interesse genuíno. Mostrar prontidão e disposição ao oferecer os produtos e sugerir alternativas objetivas. Usar de empatia e manter o vínculo conquistando o cliente todos os dias, tornando-o especial. Após refletir sobre alguns fatores sobre o relacionamento comercial concluiu-se que não dá para ficar lamentando e reclamando da crise, mas sim, está nas mãos do vendedor e gerentes colocarem em prática a motivação, atitude e estreitar os relacionamentos com o cliente, o que reflete certamente em resultados maiores e maior bem-estar pessoal. (BRUNO FRANCESCO AMORESE, consultor empresarial e motivacional em Londrina, página 2, coluna ESPAÇO ABERTO, quinta-feira. 27 de outubro de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).  

Nenhum comentário:

Postar um comentário