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quarta-feira, 3 de agosto de 2016

TECNOLOGIAS COMO ALIADAS NAS VENDAS

Os arquitetos Rodofo Segura e Nino Wladeck: uso de óculos de realidade virtual é a grande tendência para divulgar os lançamentos imobiliários
   Para atrair a atenção e impressionar consumidores, construtoras têm investido em telas interativas, cabines de voo, óculos de realidade virtual e drones na demonstração dos novos empreendimentos

   A compra de um imóvel não ocorre por impulso. Por isso, para impressionar os consumidores, além de investirem nos tradicionais apartamentos decorados, por onde é possível passear pelos cômodos e ter uma ideia real de como ficará a futura moradia depois de pronta, as incorporadoras têm utilizado novas tecnologias ao apresentarem lançamentos. Telas interativas, cabines de voo, óculos de realidade virtual e até drones simulam a vista e localização dos edifícios e como eles ficarão, por dentro e por fora, depois de prontos.
   Os arquitetos e sócios-proprietários da Kaaza Computação Gráfica, Rodolfo Segura e e Nino Wladeck, afirmam que o uso dos óculos de realidade virtual é a grande tendência para divulgar os lançamentos imobiliários. “O cliente se sente dentro do ambiente sem estar ali”, diz Segura. Wladeck destaca que o perfil do consumidor mudou, está mais conectado e gosta de pesquisar na internet antes de comprar. “Com a realidade virtual, ele pode viver a experiência de estar dentro do apartamento ainda na fase de pesquisa.”
   Segundo os arquitetos, um modelo simples de óculos de realidade virtual custa no máximo R$ 200 e pode ser usado para mostrar vários empreendimentos. Basta conectá-lo a um celular que contenha os aplicativos de computação gráfica, que simulam a imersão pelos imóveis. O uso dos óculos é bastante simples e intuitivo, dá para passear pelos cômodos e ter uma visão completa de todos os ângulos e detalhes dos apartamentos virtualmente decorados, além de conferir como ficarão as áreas comuns. “ A realidade virtual proporciona uma experiência rápida e muito prática”, afirma Segura.
   Na avaliação de Rodolfo Segura e Nino Waldeck, que têm participado de eventos e acompanhado a movimentação do mercado imobiliário, alguns modelos de apresentação dos novos apartamentos podem deixar de existir no futuro, assim como os materiais impressos distribuídos pelas construtoras, que não raramente vão para a lixeira. Isso porque as tecnologias proporcionam economia de tempo para os consumidores e de dinheiro para as incorporadoras.
   De olho neste futuro, a A Yoshii decidiu investir em uma Concept Store totalmente tecnológica dentro do Catuaí Shopping. Para que os clientes tenham a mesma experiência da visita aos apartamentos decorados, a construtora instalou no local a Maxpad, uma grande tela touch screen interativa. Por meio dela, os corretores apresentam aos clientes todos os detalhes dos empreendimentos. É possível fazer um tour 360 graus pelos cômodos do imóvel e ainda ver como ficarão as áreas comuns, como o espaço da piscina, churrasqueira, academia. Também ficam disponíveis na ferramenta as plantas dos apartamentos.
   A gerente de marketing do grupo A. Yoshii, Érica Endo, conta que a ideia inicial de montar a tela dentro do shopping era que ela funcionasse como porta de entrada para o showroom “Mas já efetivamos vendas aqui”, comemora. Ela destaca que o centro de compras atrai pessoas não apenas de Londrina, mas de cidades da região e tem a vantagem de ficar aberto após as 18 horas. (AMANDA DE SANTA – Especial para a FOLHA, página 8, suplemento FOLHA IMOBILIÁRIA, quinta-feira, 28 de julho de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

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