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sexta-feira, 26 de agosto de 2016

QUALIDADE NO AMBIENTE DE TRABALHO


   As pesquisas mostram e, na prática, colaboradores e empregadores comprovam: a qualidade no ambiente de trabalho é fator decisivo para a produtividade e o sucesso organizacional. Todos ganham com um local saudável e seguro, mas nem sempre o assunto é levado com a seriedade que merece pelas empresas. Nesta semana, a reportagem da editoria Empregos & Concursos da Folha de Londrina mostrou uma ferramenta – desenvolvida por alunos dos cursos de Engenharia da Computação e Sistema de Informação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – que tem o objetivo de avaliar a qualidade do ambiente de trabalho. Apresentado em competição nacional, o projeto nasceu como uma solução para as empresas que entendem que o ambiente afeta diretamente o rendimento dos trabalhadores. Segundo os inventores, o avaliador é capaz de monitorar diferentes componentes de um ambiente. A solução é viabilizada por meio de um hardware que monitora os índices apontados, via internet, por sensores instalados no local, permitindo avaliações constantes e também o armazenamento das informações. Se a invenção pode cumprir o seu papel num futuro próximo, nos dias de hoje faz-se necessários discutir formas de aumentar o grau de satisfação das pessoas nas empresas, por meio de ações e programas específicos que contribua para o desenvolvimento pessoal e profissional. Pesquisas recentes apontam que quase metade dos trabalhadores do Brasil não se desliga totalmente de suas funções profissionais nas horas de folga e que um em cada cinco profissionais já sofreu alguma doença ou acidente decorrente do excesso de trabalho. É preciso atentar-se também para a saúde mental. Em muitos casos, as pressões por resultados acabam gerando transtornos psicológicos, que já são a terceira maior causa dos afastamentos trabalhistas no Brasil. Diante desse cenário, além dos quesitos previstos em lei e que envolvem condições de saúde e segurança, as empresas devem se preocupar com o aproveitamento das habilidades individuais, promoção dos relacionamentos interpessoais, focando também no aspecto humano dos seus colaboradores. (FOLHA OPINIÃO opiniao@folhadelondrina.com.br página 2, sexta-feira. 26 de agosto de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).  

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