Páginas

sexta-feira, 19 de agosto de 2016

PÃO COM GOSTO DE MINAS


Pão de queijo do Bolo do Frei Palhano: mistura de sabores com recheios especiais
   O tradicional pão de queijo ganhou recheios salgados e doces que valorizam ainda mais o quitute tipicamente brasileiro 

   Quitute 100% nacional, o pão de queijo tem uma ligação tão forte com o povo brasileiro que ganhou uma data especial para chamar de sua. Comemorado em 17 de agosto, o Dia do Pão de Queijo joga holofotes sobre o sabor inigualável da receita criada em Minas Gerais no século XVIII e que ganhou o País. Além da tradicional harmonia com um cafezinho feito na hora, o pãozinho saído do forno tem ganhado novos parceiros em versões recheadas com queijo meia cura ou goiabada.
   Preparado basicamente com queijo, polvilho , água, leite e ovos, o pão de queijo permite várias outras combinações. “Experimentamos vários tipos de recheio até constatar que o queijo meia cura seria a melhor opção. A consistência que fica entre o queijo frescal e a muçarela garante uma textura especial e um sabor delicioso”, afirma Ricardo Borges, proprietário do Café Royal Londrina. 
   Além do recheio, Borges ressalta que a forma de preparo do pão de queijo recheado também faz a maior diferença. “Logo após retirar o pão de queijo do forno, cortamos ele ao meio e deixamos uma ‘língua’ do queijo pra fora. Em seguida, passamos manteiga de alta qualidade em cima e prensamos na chapa. Com esse processo o pão de queijo fica crocante por fora e macio por dentro. Além disso, ele fica lindo no prato e a pessoa já começa a comê-lo com os olhos”, garante. 
   A eterna e irresistível mistura entre queijo e goiabada levou Vanessa Nelges a unir o salgado do pão de queijo ao adocicado da fruta. “É uma explosão de sabores”, salienta ao dar algumas dicas. “Uso a goiabada cascão, que tem uma qualidade diferenciada, corto um pedaço dela e coloco no meio do pão de queijo antes de levá-lo ao forno. Isso faz com que a goiabada se integre à massa e fique na mesma temperatura do pão”, detalha a proprietária do Bolos do Frei Palhano. 
   Segundo ela, até mesmo o pão de queijo congelado pode ganhar mais sabor com alguns cuidados básicos. “Além da massa ser refrigerada adequadamente , é importante levá-lo ao forno aquecido a uma temperatura de cerca de 175 graus logo após ter sido retirado do freezer ou congelador. Dessa forma ele ficará crocante por fora e garantirá a maciez por dentro”, orienta. 
   Outra dica dada por Vanessa é acrescentar queijo parmesão ao pão antes de levar o quitute ao forno. “O ideal é usar o queijo parmesão faixa preta, que não é tão duro por ter sido maturado em um tempo menor. Basta ralar um pouco do queijo e jogar em cima da massa antes de assá-la”, ensina. 
  
 RECEITA SECULAR

   O pão de queijo teve sua origem em Minas Gerais. Dados históricos remetem o surgimento da receita ao XVIII, quando havia grandes quantidades de queijos nas fazendas das mais tradicionais famílias mineiras. Como as sobras acabavam endurecendo , as cozinheiras locais acabaram criando pratos para aproveitar o ingrediente. Conta-se que após várias tentativas, chegaram ao ponto do pão de queijo e a receita foi se espalhando por todo o País.

PÃO DE QUEIJO                          

   Ingredientes

1 xícara (chá) de óleo 1 xícara (chá) de água 1 xícara (chá) de leite 2 colheres de sopa de sal 1 kg de polvilho doce 100g de queijo parmesão ralado no ralo fino (1 1/2 xícara de chá)

   MODO DE PREPARO 

   Em uma panela, coloque o óleo, a água, o leite e o sal e aqueça em fogo médio até ferver. Em uma tigela coloque o polvilho doce, abra um buraco no meio do polvilho e despeje a mistura de leite fervente por todo o polvilho. Com uma colher misture rapidamente o leite quente no polvilho até escaldar. Em seguida acrescente os ovos, o queijo minas padrão ralado e o queijo parmesão ralado. Misture até incorporar todos os ingredientes e a massa ficar lisa. Com uma colher pegue pequenas porções de massa, faça bolinhas e coloque numa assadeira. Asse em forno médio préaquecido a 200º por cerca de 30 minutos ou até dourar. (MARCOS ROMAN- Reportagem Local, Caderno FOLHA 2, Sabores, sexta-feira, 19 de agosto de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA

Nenhum comentário:

Postar um comentário