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quinta-feira, 26 de maio de 2016

DIA NACIONAL DA ADOÇÃO : POR UMA CULTURA ADOTIVA NA ESCOLA


   Estudos revelam a importância da relação escola-família no processo de aprendizagem e desenvolvimento da criança, outros apontam para a diversidade de constituições familiares existentes, tais como, as famílias tradicionais (pais, mães, filhos biológicos), as monoparentais (mãe-filho pai –filho) , as reconstituídas (novas uniões após a separação), as constituídas por uniões homoafetivas, as constituídas por adoção, etc. Portanto, no trabalho com crianças e suas famílias convém que as escolas se ajustem às novas realidades para não incorrerem em situações preconceituosas, pautadas em ideias preconcebidas, no caso da adoção, sustentadas no mito dos laços de sangue, no preconceito contra a adoção tardia e por casais homoafetivos. 
   No que diz respeito à cultura da adoção no Brasil, temos progredido com a constituição dos Grupos de Apoio à Adoção, a publicação de livros sobre adoção para adultos e crianças, a pesquisa científica sobre adoção, a presença do tema na imprensa televisiva e impressa, etc. Entretanto, para muitas pessoas o tema adoção ainda é tido domo um tabu, um assunto proibido. 
   Consequentemente, pode-se dizer que as escolas ainda têm resistência, dificuldade em trabalhar temática com a comunidade escolar, isto é, a equipe pedagógica, os professores, os pais e responsáveis e os alunos. 
   No entanto, é preciso construir uma cultura adotiva na escola, criando espaços de discussão sobre a diversidade das famílias, dentre elas, a constituída por adoção. Mas como desenvolver a cultura da adoção na escola? Primeiramente, dando visibilidade à adoção no âmbito escolar, tratando o assunto com naturalidade; valendo-se das matérias veiculadas na mídia sobre adoção para abrir o debate, a pesquisa e a reflexão sobre as famílias adotivas e o direito das crianças de terem uma família.
   Uma das oportunidades para se trabalhar o tema na escola é a comemoração do Dia Nacional da Adoção. A data surgiu em 1996, no 1º Encontro Nacional de Associações e Grupos de Apoio à Adoção, realizado nos dias 24 e 25 de maio como o Dia Nacional da Adoção. Em 2002, o projeto de lei foi sancionado pelo presidente da República. Desde então, a data é comemorada em todo o país pelos militantes da causa, para celebrar e refletir sobre a adoção de crianças e adolescentes no Brasil. 
   Na escola a data pode ser comemorada por meio de diferentes atividades, tais como, pesquisa sobre a adoção no Brasil, a confecção de um painel com imagens e informações sobre o tema, a exibição de um filme, de um documentário sobre adoção, a contação de uma história que tenha como foco a adoção, uma roda de conversa... Sendo estas, uma oportunidade para apresentar e refletir com os alunos sobre os diferentes tipos de família e o direito das crianças acolhidas de usufruir o direito assegurado pela Constituição Federal e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente à convivência familiar e comunitária ,no seio de uma família. 
   Enfim, são muitas as possibilidades capazes de propiciar aos adultos (professores, pais e responsáveis e funcionários) e às crianças na escola conhecimento sobre adoção , desmistificando ideias preconcebidas sobre o tema, contribuindo assim, para a construção de uma cultura adotiva, de respeito às diferentes constituições familiares, dentre elas , as famílias constituídas por adoção. ( GILMARA LUPION MORENO, docente do departamento de Educação da UEL, e membro do Grupo de Apoio à Adoção Trilhas do Afeto, página 2, ESPAÇO ABERTO, quarta-feira, 25 de maio de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

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