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sexta-feira, 1 de abril de 2016

OS PASSOS NECESSÁRIOS PARA A ALFABETIZAÇÃO


   Quando a criança chega aos cinco anos e vai finalizando o período de educação infantil, é comum os pais ficarem ansiosos pelo início do processo de alfabetização. O que muito não consideram, porém, é que antes de efetivamente aprender a ler e escrever elas precisam adquirir habilidades motoras, de raciocínio e de linguagem que as preparam para a próxima etapa escolar. Na maior parte das vezes, crianças estão prontas para serem alfabetizadas aos 5 ou 6 anos, mas isso é variável. Quando a alfabetização ocorre antes do tempo, a criança pode se frustrar, o que causa grande desconforto e ainda traz prejuízos para a aprendizagem, impondo longo tempo para recuperação. 
   As escolas de educação infantil ajudam as crianças a adquirirem as habilidades necessárias para a alfabetização. Nesta fase são trabalhadas habilidades sociais, emocionais, de raciocínio e físicas de forma integrada. Na fase pré-escolar é incentivado o gosto pelos livros e pelo aprendizado. É o período em que são desenvolvidas as habilidades cognitivas fundamentais para o processo, permitindo a percepção das letras e dos números e sua correlação com o mundo real. 
   A educação infantil permite ainda que os pequeninos desenvolvem habilidades sociais, físicas, de autonomia e identidade. Crianças preparadas para a alfabetização são curiosas sobre do mundo que as cerca, fazem perguntas e querem conhecer o mundo das letras. Mesmo antes de ler e escrever as primeiras letras, a crianças já participa ativamente dos processos envolvidos na aquisição da linguagem. Ela percebe, analisa, formula sus hipóteses sobre a leitura e a escrita a que está exposta eu seu cotidiano. Com o estímulo correto, elas adentram na alfabetização de forma natural e tranquila. 
   É importante respeitar a maturidade da criança para que o processo de alfabetização seja prazeroso e sem traumas. Quando a criança está preparada, a leitura e escrita ocorrem naturalmente, de forma gradual e contínua. É fundamental que a família se torne parceira no processo, estimulando a curiosidade da criança e a sua proximidade com os livros e a escrita. Cobranças e exigências exageradas dos pais podem criar traumas e a redução da autoestima, aumentando a possibilidade da não obtenção das metas propostas pela escola para aquela idade. O mais importante é que o processo seja prazeroso e que a criança se interesse pela descoberta das palavras de forma ativa e espontânea. 
   Devemos lembrar que a alfabetização é um processo composto de várias etapas e que é bastante influenciado pelo ambiente escolar e familiar em que a criança está inserida. Para ser alfabetizado, o aluno precisa estar maduro em todos os sentidos, para que tenha segurança para vencer os desafios. Um das principais consequências de pular etapas é a não alfabetização da criança dento da idade recomendada, até 7 ou 8 anos. Isso traz consequências para toda a vida escolar futura, pois seu desempenho estará sempre aquém do esperado pela escola e pelo país. ( ANDREA PIZAIA ORNELAS, diretora de escola de educação infantil em Londrina, página 2, ESPAÇO ABERTO, quinta-feira, 31 de março de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

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