Páginas

quarta-feira, 20 de abril de 2016

AINDA A DENGUE


   A dengue continua avançando no Paraná. Boletim da Secretaria da Saúde (Sesa) aponta que já foram contabilizados 34.050 casos da doença desde agosto de 2015 (início do ano epidemiológico). Somente na última semana foram feitas 9.657 notificações, aumento de quase 40%, com relação ao período anterior. Segundo a Sesa, grande parte número de casos foi registrada em Paranaguá, município que enfrenta a primeira epidemia de dengue, e que apresentou dificuldades para formalizar as notificações. 
   Embora a secretaria garanta que esse problema não ocorre em outros municípios, é natural que sociedade conclusa que há subnotificações. A dengue não dá trégua, tanto que a cada semana mais município entram em epidemia. Das 399 cidades do Paraná, 56 estão na lista. O quadro é crítico e sugere que o enfrentamento tem que ser urgente. As velhas formas de combate não tem atingido resultado significativo, tanto que os números só aumentam a cada semana. 
  Se falta conscientização por parte da população, ações de vigilância epidemiológica ou inseticida de combate ao mosquito Aedes Aegypti (mosquito transmissor da dengue) nas aplicações de fumacê é preciso corrigir as falhas. Aliás, é necessária a discussão sobre outras formas de prevenção e combate da doença. Às autoridades sanitárias cabe a verificação da eficácia da vacina. Se o Pais se mostra incapaz de combater o mosquito, até mesmo porque a cada ano a situação parece piorar, é preciso investir em outras frentes. 
   Além disso, deve ser desenvolvido um extenso projeto que promova o engajamento da população. Se o avanço da doença não tem sido suficiente para conscientizar as pessoas a respeito da importância, já é passada a hora de adotar medidas mais assertivas. Além disso, trata-se de uma questão de educação descartar o lixo em locais adequados e não acumular água parada em objetos. Os brasileiros precisam ser mais educados e, além disso, o governo também tem que fazer o seu trabalho A falta de insumos básicos ao combate só prejudica ainda mais a população. ( FOLHA OPINIÃO opiniao@folhadelondrina.com.br página 2, quarta-feira, 20 de abril de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário