Páginas

terça-feira, 22 de março de 2016

OS PRONOMES DE TRATAMENTO


   Quando falamos sobre o uso de tu ou você, na coluna da semana passada, citamos que o pronome VOCÊ é um pronome de tratamento. Mas, você sabe o que são esses pronomes? São certas palavrinhas que ajudam na hora de tratar alguém de maneira diferente, mais formal. Nesse ponto, VOCÊ é até uma exceção, pois é usado aqui no Brasil como um pronome informal. Outros pronomes de tratamento bastante comum por aqui são “ o senhor” e “a senhora”, como forma respeitosa, geralmente para pessoas mais velhas. 
   Entretanto, existem outros pronomes de tratamento que, com frequência, despertam algumas dúvidas. Vamos a eles, com as respectivas abreviações:

   - VOSSA EXCELÊNCIA ( V. Exª.): é o tratamento recomendado para altas autoridades públicas, como o presidente, senadores, deputados, juízes, etc. Você, com certeza, já deve ter ouvido na televisão, quando o assunto é política. 

   - VOSSA SENHORIA (V. Sª.): tratamento cerimonioso, que pode ser usado com qualquer pessoa com quem se queira estabelecer um alto nível de respeito e formalidade, como em cartas comerciais, por exemplo.

   - VOSSA MAJESTADE (V.M.): Exclusivo para reis e rainhas. Se no país da pessoa o título for de “imperador”, usa-se a forma VOSSA MAJESTADE IMPERIAL (V.M.I.).

   - VOSSA ALTEZA (V.A.): Para príncipes, princesas e membros da nobreza, como duques, por exemplo. 

   - VOSSA MAGNIFICÊNCIA ( V. Magª.): Tratamento exclusivo para reitores de universidades.

   - VOSSA REVERENDÍSSIMA (V. Revma.): Para bispos e sacerdotes católicos em geral. Caso seja necessário diferenciar, podemos usar VOSSA REVERÊNCIA para sacerdotes e VOSSA EXCELÊNCIA REVERENDÍSSIMA para bispos. 

   - VOSSA EMINÊNCIA (V. Emª.): Para cardeais. 

   - VOSSA SANTIDADE (V. S.): para o papa. 


   Qualquer que seja o tratamento utilizado em cada situação, é importante destacar que a forma VOSSA só deve ser utilizada quando falamos com a pessoa diretamente. Se estivermos falando sobre a pessoa, o correto é usar SUA. Por exemplo: ao conversar com o governador você poderia perguntar-lhe “VOSSA excelência falou com SUA excelência, o senador Fulano, essa semana?
   Outro ponto que merece atenção é que com os pronomes de tratamento a concordância deve ser sempre feita com a terceira pessoa. Não se deixe enganar pelo VOSSA, que pode até lembrar o pronome VÓS (segunda pessoa do plural), mas é, na verdade, outra palavra. Assim, na hora de conjugar o verbo, utilize a mesma forma que usaria com VOCÊ. (Vossa excelência ESTÁ cansado pela viagem que FEZ?).
   Finalmente, tome cuidado na hora de usar os pronomes listados acima, verificando se há ou não necessidade de fazê-lo. Há pessoas, principalmente autoridades, que fazem questão do tratamento, mas geralmente seu uso é dispensável, podendo soar até pedante, dependendo do caso. Aqui em Londrina, por exemplo, Dom Orlando Brandes não faz questão nenhuma de ser chamado de VOSSA REVERENDÍSSIMA, como seria de seu “direito”. Nesse caso, basta um simples e respeitoso “senhor”.
   Ainda restou alguma dúvida? Mande para o nosso e-mail . Até a próxima terça! ( FLAVIANO LOPES – PROFESSOR DE PORTUGUÊS e ESPANHOL. Encaminhe as suas dúvidas e sugestões para bemdito14@gmail.com página 5, caderno FOLHA 2, espaço BEM DITO, segunda-feira, 22 de março de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário