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terça-feira, 29 de setembro de 2015

SERVIÇOS SUSTENTÁVEIS E PRODUTOS SUDÁVEIS RENDEM BONS NEGÓCIOS




   Entregadores que se locomovem com bicicletas e máquinas de venda de alimentos saudáveis são exemplos de negócios que têm atraído cada vez mais empreendedores.


   Buscar uma vida saudável e proteger o meio ambiente já  são preocupações comuns para a maioria dos consumidores, principalmente os jovens. E são  justamente eles que estão abrindo empresas com preocupações semelhantes. Em Londrina, há vários  exemplos de como as “pegadas” sustentável e saudável podem ser bons negócios.
   É o caso da Mídia Logística, uma empresa voltada para entrega de panfletos, flyers, jornais, revistas e materiais publicitários de modo geral, criada no ano passado. A empresa tem a proposta de ser sustentável e todas as entregas são feitas por universitários que utilizam bicicletas no deslocamento. Já na linha saudável está a Nutrimachine, meio londrinense e meio maringaense, também fundada no ano passado. A empresa oferece alimentação saudável no ramo de vending machine ( máquinas de vendas)- uma inovação para quem está acostumado a comprar salgadinhos industrializados e refrigerantes em máquinas.
   Segundo Jhony Belluzzi, sócio e diretor de Relacionamento da Mídia Logística, a empresa trabalha de forma diferenciada, com Geomarketing, um sistema de georreferenciamento que traz informações da localização da entrega, públicos e outros detalhes. “ Nós fazemos um diagnóstico de todas as regiões de Londrina, com o qual identificamos os públicos de cada entrega. Isso faz com que a empresa saiba a quantidade exata de material promocional que precisa fazer para otimizar os resultados. Com isso, poupa-se tempo,  dinheiro e papel, por exemplo.”
   A empresa dá, inclusive, a garantia de entrega com acompanhamento on-line do serviço. “ Cada cliente recebe um login e senha e pode fazer o acompanhamento  simultâneo de como estão as entregas de seu material, que é lançado na internet em tempo real “, aponta. O serviço acaba sendo um pouco mais caro- em torno de 20 a 30% - que outras empresas especializadas em entregas. “ Mas o empresário economiza em outras áreas, como por exemplo, em mandar fazer apenas 10 mil impressos em vez de 50 mil.”
   Já a Nutrimachine nasceu da vontade do londrinense Alexandre Boal e seu sócio maringaense Juliano Lavandoski de trabalharem com alimentação saudável 24 horas por dia. “ Conhecemos essas máquinas em uma feira em São Paulo e ficamos muito interessados. Aí pensamos em abastecer com frutas, sanduíches , biscoitos integrais e barrinhas de cereais, além de chás, sucos e isotônicos “, conta Boal. A ideia é atender o mercado fast-food, de alimentação rápida, mas dando alternativas para o consumidor aos produtos industrializados e supercalóricos, segundo ele.
   A aceitação das máquinas, que por enquanto só estão em Maringá, levou os empreendedores a lançar um plano de expansão om foco no licenciamento da marca. “ A gente está focando no licenciamento como uma forma de expandir mais os negócios. Porque, sozinhos, não temos como abastecer as máquinas. Precisaria ser uma grande operação e não temos como fazer isso agora”, conta Boal. Segundo ele, a franquia de uma máquina dessas sairia por R$ 30 mil e poderia render mais de R$ 1 mil mensais, dependendo do plano escolhido para a instalação. “ Para você ter uma renda de R$ 1 mil com o aluguel de um imóvel, por exemplo, teria que investir mais de R$ 200 mil “, compara Boal. ( TELMA
 ELORZA – telmae@jornaldelondrina.com.br  página 11,  geral, EMPREENDEDORISMO, domingo, 27 de setembro de 2015, publicação do JORNAL DE LONDRINA).                                                                                                                                                                                                                  

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