Páginas

segunda-feira, 20 de abril de 2015

STAR WARS



   Filho, quando você estiver um pouquinho maior ler e puder ler estas palavras , vá até o seu avô e agradeça a ele por sua festa de aniversário de cinco anos. Você talvez ainda seja pequeno para entender, mas em abril de 2015, nós estamos atravessando uma fase de grandes dificuldades econômicas no Brasil. Eu e sua mãe não tínhamos dinheiro para pagar a sua merecida festinha. Com grande dor no coração, cogitamos até não realizá-la, para não permitir que outras coisas importantes viessem a faltar. Mas aí veio seu avo e disse que tinha poupado uma quantia – modesta, mas suficiente para fazer o aniversário que você tanto esperava. Foi um gesto de amor que jamais esqueceremos – e gostaria que você não esquecesse também.
   Você queria uma festa de Star Wars, essa história que você tanto ama, e nós a fizemos. A palavra abril, que dá nome ao seu mês de aniversário, vem do latim aperire e e faz referência ao tempo em que as flores se abrem no hemisfério norte – o começo da primavera. Aqui no Brasil estamos no outono, mas o sentido é o mesmo. Você abriu um novo tempo em nossas vidas. O nome do vovô, como você sabe, é Lourenço Vale. Por uma incrível coincidência ele tem o mesmo nome de seu avô, meu pai: Paulo Lourenço. Você não o conheceu, Pedro. Mas quando eu era pequeno ele me levava para ver Star Wars, lá nas velhas salas de cinema em São Paulo. Estas salas não existem mais, só existem na memória daqueles que um dia as freqüentaram. Assim é o vovô Paulo: uma estrela no céu da gente.
   Não por acaso, a vovó Elia tem nome de estrela. Felizmente é uma estrela que está bem perto de nós, todos os dias. Elia quer dizer Sol. E não é por acaso que todos giram em torno dela. Inclusive você. Inclusive o nosso cachorro Cisquinho. Agradeça! Há uma frase sempre repetida pelos personagens da saga de Star Wars: “Que a Força esteja com você”. Durante muitos anos, filho, eu não entendia o que era essa Força. Agora eu entendo. O seu verdadeiro nome é Amor. Que o amor esteja com você, Pedro - em todos os lugares, em todos os instantes, em  todas as circunstâncias. Pois, como disse um poeta chamado Dante, muito tempo atrás, é Ele quem move o Sol e as estrelas. ( Texto escrito por PAULO BRIGUET, extraído da página 4, espaço “Dia de crônica PAULO BRIGUET briguet@jornaldelondrina.com.br   WWW.jornaldelondrina/blogs/comoperdaodapalavra  publicação do JORNAL DE LONDRINA, segunda-feira, 20 de abril de 2015)

Nenhum comentário:

Postar um comentário