Páginas

terça-feira, 18 de abril de 2017

DIA DO LIVRO INFANTIL COM EMÍLIA E O VISCONDE DE SABUGOSA

Mostra na Biblioteca Pública Infantil: além de conhecer os livros, crianças podem posar para fotos com fantasias de personagens de Lobato 

   Data Nacional será comemorada com uma mostra em homenagem a Monteiro Lobato na Biblioteca Infantil de Londrina
   O Brasil celebra nesta terça-feira (18) o Dia Nacional do Livro Infantil. Em Londrina, a data será marcada pela abertura da exposição “Livros de Monteiro Lobato”, promovida pela Biblioteca Pública Infantil. A mostra reúne a coleção com toda a obra brasileiros, incluindo gibis e uma edição do livro “O Saci” escrita em japonês. O evento permanece aberto à visitação até o próximo dia 28. 
   De acordo com a bibliotecária Marcia Lumi Hasuda Ono, o objetivo da exposição é prestar uma homenagem ao autor cuja data de nascimento foi escolhida para celebrar o Dia Nacional do Livro Infantil. “Entre os trabalhos mostrados está uma curiosa edição do livro “O Saci”, publicada em japonês. O volume foi cedido pelo professor Léo Pires, que é um profundo conhecedor das obras de Monteiro Lobato. Na tarde desta terça-feira (18) ele também participará da programação da exposição, realizando um bate-papo com os alunos do 4º ano da Escola Municipal Arthur Thomas sobre as obras do escritor”, informa a bibliotecária. 
   Como forma de incentivar as crianças a ler os livros do homenageado, a Biblioteca Infantil disponibilizará fantasias das personagens Emília e Visconde de Sabugosa, do “Sítio do Picapau Amarelo”, que é uma das principais e mais lembradas obras do autor, e também um dos símbolos da literatura infantil brasileira. As crianças poderão vestir as fantasias e tirar fotos. 
   José Bento Monteiro Lobato nasceu em Taubaté, em 1882. Formado em Direito, foi considerado o pioneiro da literatura infanto-juvenil no Brasil e um dos escritores mais influentes do século XX. Sua estreia no mercado literário foi em 1918 com o livro “Saci-Pererê: Resultado de um Inquérito”. Ao longo da carreira, o autor dedicou diversos títulos ao público infantil, incluindo a série “Sítio do Picapau Amarelo”, com 23 volumes. O paulistano foi membro da Academia Paulista de Letras, convite recusado por ele. Lobato faleceu em São Paulo, em 4 de julho de 1948, vítima de derrame. 
   A exposição “Livros de Monteiro Lobato” pode ser visitada na Biblioteca Pública Infantil de Londrina de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas, na Praça 1º de Maio, em frente à Concha Acústica. 
  
 SERVIÇO

   Exposição “Livros de Monteiro Lobato”
   Quando – até 28 de abril ( das 9 às 17 horas) 
  Onde – Biblioteca Pública Infantil de Londrina (Praça 1º de Maio, 110) 
   Entrada franca. (MARCOS ROMAN –   Reportagem Local, caderno FOLHA 2, terça-feira, 18 de abril de 2017, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário