Páginas

sexta-feira, 29 de julho de 2016

INFLAÇÃO E ALTA DE JUROS



   Os economistas e políticos brasileiros continuam errando no básico. Literalmente “matando o paciente” por erro de diagnóstico. Também, boa parcela dos empresários brasileiros peca por não entender que, se um produto está vendendo bem, existe então um ganho de escala, ou seja, com o aumento das vendas os custos de produção tendem a cair, então o ganho passa a ser bem maior. Desnecessário subir preços. Em alguns casos é pura ganância, em outros, pura burrice. Manter preços estáveis é salutar para todos – desde a indústria até o consumidor final. Aumentando-se os juros tiramos do consumidor o poder de consumir mais, do empresário, o poder de produzir mais. Aí, vem o desemprego, a falta de dinheiro e mais queda de consumo e de arrecadação. É a recessão alimentada por políticas equivocadas.
   O mercado tem as suas próprias leis, se existe queda de vendas, parte-se para promoções e redução de preços. Se os preços sobem e mesmo assim as vendas continuam fortes, é sinal que existe espaço para isso e, com certeza, novos concorrentes irão entrar no mercado, equilibrando os preços e dividindo espaço.
   O governo deve sim monitorar o mercado e, se tiver que intervir na economia, que o faça de forma pontual, não como faz hoje, penalizando todos. Subir juros é uma burrice, só quem ganha com isso é o sistema financeiro, ninguém mais. Quando se fala em meta de inflação de 5% ao ano, os bancos cobram juros de 10 % ou 15% ao mês, é um verdadeiro caso de polícia! E o governo nada faz em relação a isso. Juros baixos estão diretamente ligados a aquecimento da economia, a investimentos em ampliações de parques industriais, em mais empregos, mais rendas e, consequentemente, maior arrecadação. Mas, não sei por que, aqui no Brasil tudo é diferente. Abra-se o mercado, deem condições para que novas empresas aqui venham concorrer, impeçam fusões de empresas que reduzem quadros e monopolizam o mercado, pratiquem uma política estável, entendível, com carga tributária justa, e assim teremos um país maior e melhor. Precisamos de muito pouco para isso, basta termos na administração de nosso país, pessoas competentes de verdade. Porque até hoje só tivemos marqueteiros, que falam e falam, mas de bom mesmo nada! (REINALDO MARTINS SIQUEIRA, consultor de empresas em Londrina, página 2, ESPAÇO ABERTO, sexta-feira, 29 de julho de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário