O programa de minipraças
regulamentado pela prefeitura é uma iniciativa importante. A utilização de
áreas subutilizadas por veículos estacionados para o convívio de pessoas de
todas as idades é um conceito moderno e bem aceito pela população em dezenas de
cidades do mundo O conceito do projeto é priorizar o espaço público destinado
aos pedestres. Construído sobre a vaga de estacionamento na rua e equipados com
bancos, floreiras, mesas, lixeiras, o chamado “parklet” se destina também a
elevar a qualidade da paisagem urbana. Tem como objetivo diminuir a prevalência
do automóvel, estimulando a caminhada e o uso de bicicleta para pequenos
deslocamentos, além de oferecer suporte ao convívio e ao uso dos serviços do
centro e nos bairros. Não se trata de um projeto que investe na divisão entre
pedestres e motoristas. Até porque o motorista
fora do veículo é um pedestre, que vai usufruir desses espaços. É um
programa que necessita da “cumplicidade” de todos para tornar a cidade mais
humana e menos violenta e tomada pelo “rio do trânsito”. A administração precisa
complementar a regulamentação com ações efetivas junto aos potenciais
construtores e mantenedores dos novos espaços, construindo os primeiros “parklets”
para servir de modelos e incentivar novas iniciativas. ( Página 2, mosaico
Índice, espaço BOM DIA, segunda-feira, 7
de dezembro de 2015, publicação do JORNAL DE LONDRINA).
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