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domingo, 18 de outubro de 2015

É TEMPO DE REFORMA




   Planejamento e profissionalismo ajudam a evitar surpresas nas obras de casa no final de ano

   Os últimos meses do ano costumam ser os preferidos para aquela sonhada reforma da casa a ser colocada em prática. Mas se em época de crise, a ideia do “faça você mesmo” pode parecer tentadora, profissionais da área defendem que o improviso e a falta de planejamento podem, inclusive, elevar os gastos com a obra.
   “Inicialmente pode parecer que o valor cobrado por um profissional é alto, mas é preciso observar que o orçamento considera os custos do projeto, material e mão-de-obra. Fora que somente um profissional habilitado consegue prever e evitar problemas típicos das reformas” pontua o professor dos cursos de Engenharia Civil da UEL e Unifil, Paulo Lopes.
   Ele explica que a contratação de um profissional é imprescindível, especialmente, nos casos em que há alteração da estrutura predial. “É o engenheiro ou arquiteto que fará o cálculo para verificar a possibilidade de remover uma parede ou substituir uma cobertura, por exemplo.  Em casos há ampliação ou diminuição de espaços, o profissional será também responsável por solicitar o Habite-se junto à Prefeitura”.
   Ainda entre as atribuições do profissional da área está a substituição de pisos, azulejos, forros de gesso e pinturas, por exemplo. “Ao deixar de contratar um profissional, a pessoa pode ser surpreendida com o resultado ruim que vai necessitar de um conserto e, no final, acaba deixando a reforma muito mais cara que o esperado”, reforça o professor.
   Acabamento
   Os materiais de acabamento são os itens mais procurados nas lojas de construção no final do ano. De acordo com o vendedor da Todimo José Pedro da Silva, as tintas são as campeãs de venda entre outubro, novembro e dezembro. “Todo material de acabamento vende muito bem nessa época, mas o pessoa compra mesmo tinta para deixar a casa mais arrumada para o final do ano”.
   Por conta da alta procura da época, Paulo Lopes orienta que planejamento é fundamental. “Uma reforma sem imprevistos dura, em média, 30 dias.  Mas é preciso também constar no planejamento a questão de logística. O ideal é que a família esteja fora do imóvel por conta do próprio transtorno da obra e para evitar alergias que os materiais podem causar”.
Agendas lotadas   
Quem planeja reparos mais simples também precisa se apressar. Instaladores de papel de parede, eletricidades e higienizadores de sofá ou tapete já estão com as agendas lotadas. “As pessoas nos procuram querendo o serviço para ontem.  É até engraçado, parece que dezembro é o último mês da vida”, diz a proprietária da Mercadão de Tintas, Eloisa Negri, que além do material líquido vende e instala papel de parede. Para atender à demanda, Eloisa diz que atende clientes também fora do horário comercial.
   “Mas também temos clientes que antes mesmo de finalizar a reforma nos procuram para escolher o papel. O que eu digo é que o papel de parede tem que ser um detalhe que ajuda a valorizar a decoração. Por isso, indicamos que a pessoa primeiro coloque os móveis para depois decidir a estampa e a parede onde colocar a nova decoração”, ensina.

Sem dor de cabeça

Siga alguns passos para não errar na sua reforma

*peça referências

Este é  um dos bons e velhos jeitos de conduzir a obra: perguntar para pessoas próximas quem foi o pedreiro, empreiteiro, eletricista, pintor ou marceneiro que trabalhou em uma obra que você considera bem sucedida. Verifique se o profissional cumpre prazos, deixa o lugar limpo, economiza material e por aí vai. Outro perigo comum é ter um “faz tudo” que não executa o trabalho corretamente. É melhor contratar um especialista para cada área. 

*Coloque tudo no papel

Faça um contrato simples, mas que contenha informações como prazos, forma de pagamento, descrição das atividades a serem realizadas e forma de pagamento. É importante deixar ao menos uma parcela para ser paga após a entrega da obra.

*Relação de material

Se o encarregado da obra não for comprar os materiais, monte com ele uma lista do que tem de ser encomendado. Procure comprar tudo de uma só vez, para barganhar preços e parcelamento mais vantajoso nas lojas.

*Planeje todas as etapas

Para repaginar o visual dos ambientes, alguns cuidados na escolha de produtos e dimensionamento do espaço são importantes.

*Seja detalhista

Desenhe o formato do seu espaço como se o estivesse vendo de cima. Anote colunas, portas, janelas, tomadas. Depois tire as medidas das paredes e anote junto delas. Das janelas e portas, marque a largura, altura e distância do piso. Tire fotos de todos os ângulos possíveis do ambiente.

*Eleja as cores

Defina uma paleta de cores, que será o seu mapa para comprar tintas, tecidos e objetos. O objetivo é ter um esquema de cores equilibrado e harmonioso. Uma boa dica é fazer uma colagem com imagens que reflitam a atmosfera que se quer para decoração e depois analisar o conjunto buscando uma cor predominante, que poderá estar presente em uma parede maior ou até em um móvel de destaque; e as cores secundárias, par outros objetos.

*Passeie pelas lojas


Pode incluir as de móveis usados em sua lista, onde há peças interessantes. Procure conhecer produtos, anote preços e medidas. Lembre-se que em muitas empresas há profissionais de arquitetura e design que ajudam no dimensionamento do espaço, definição dos investimentos e cálculo da quantidade de pontos de luz, por exemplo. Esses profissionais não fazem projetos, mas auxiliam na escolha. ( HAUS – GAZETA DO POVO ). ( TATIANE SALVATICO
   – tatianes@jornaldelondrina.com.br, página 1, imóveis, Classificados 3377-3000 domingo, 18 de outubro de 2015, publicação do JORNAL DE LONDRINA)

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