Páginas

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

PARA GOSTAR DE LER


   É o título de uma coleção literária que reunia escritores. Como Orígenes Lessa e Carlos Drumond de Andrade, que li como tarefa escolar quando  estudava no então ginasial em 1974. Na disciplina de português o professor Manoel Machado sempre nos incentivara a ler, nem que fosse um papel de propaganda qualquer. Dizia ele que só sabe escrever quem sabe ler. E quanto mais conhecimento você adquiri, melhor poderá desenvolver um texto.
   Estava lendo ma biblioteca da UEL, o livro “Os profetas da ciência”, que mostra a história de várias celebridades e suas contribuições para as ciências. Um autor ali apresentado falou sobre o movimento rotacional das águas quando caem por um recipiente, podendo ir para a esquerda ou para a direita.
   Achei que toda aquela leitura não me traria proveito, mas aí comecei a pensar no relógio e seu movimento e perguntei-me por que seus ponteiros vão sempre para a direita quando marcam o tempo? Sim, porque quem inventou o relógio poderia fazer os ponteiros girarem para a esquerda. Num primeiro momento não soube a resposta, depois lembrei-me de um documentário exibido na TV sobre a história da contagem do tempo e sua representação, que é muito antiga, e que os egípcios foram os primeiros a saber quanto tempo durava uma noite. O mesmo documentário mostrou vários relógios solares e, na maioria deles, a sombra projetada pelo sol seguia para a direita. Talvez, quando começaram a construir os primeiros relógios como os que conhecemos hoje seus construtores viram esse fato e decidiram construir os relógios com os ponteiros girando para a direita, o que todos chamam hoje de sentido horário. Você tem outra explicação? Pense. ( MAURICIO KALAU GONZALES, professor e administrador de empresas em Londrina, página 2, ESPAÇO ABERTO, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA, quarta-feira, 9 de setembro de 2015).  

Nenhum comentário:

Postar um comentário