Páginas

quinta-feira, 17 de setembro de 2015

JARDINS SUSPENSOS TRAZEM CONFORTO E ECONOMIA


                

   Eis uma novidade que tende a crescer: telhados verdes melhoram a temperatura, reduzem conta de energia e valorizam o imóvel
.
   Há males que vêm para o bem. Assim pensa a empresária Soraya Vansan sócia proprietária do Varanda Bar e Restaurante, em Londrina, que teve arte do telhado danificado por um incêndio em abril deste ano. A necessidade de reformar o local fez Soraya recorrer a um projeto inovador: a antiga cobertura de sapê deu lugar a um telhado verde de 65 m2, instalado em julho.
   Telhado verde – telhado ecológico ou, ecotelhado – é uma técnica de arquitetura que aplica solo ( ou substrato ) e vegetação sobre uma camada impermeável. É uma alternativa viável e sustentável para telhado e lajes convencionais, com um série de vantagens em termos de conforto e economia. E vem sendo cada vez mais utilizada em residências, comércios, fábricas e escritórios.
   O novo telhado verde do Varanda, explica a empresária, ainda não está completo. O objetivo é transformá-lo em uma verdadeira horta, ervas, temperos e hortaliças que  serão utilizadas  para consumo no próprio bar. “Nossa preocupação com o meio ambiente sempre foi muio  forte”, afirma Soraya Vansan.
   Segundo ela, a nova cobertura deixou o ambiente consideravelmente mais fresco – os clientes, afirma a empresária, observam a diferença de temperatura especialmente aos sábados, quando o estabelecimento abre para o almoço. “Quando começar o verão, acredito que vamos economizar energia, com o  uso de menos ventiladores ou com a redução da potência”.
   As vantagens desta técnica  atraíram também o engenheiro civil Eduardo Augusto Esteves, que em outubro de 2014 instalou um telhado verde na casa em que mora com a esposa, no Jardim Sabará, zona oeste de Londrina. Esteves conta que o telhado de 15 m2 foi a  alternativa encontrada para melhorar o conforto térmico, já que no local há muita incidência solar.
   Ele diz ainda que a casa é pequena e, por conta disso, a cobertura verde é uma maneira de  melhor aproveitar o ambiente. “Ganhei uma área a mais”, afirma o engenheiro, que tem planos de transformar o local em uma área de lazer.
   Para instalar os telhados verdes, tanto Soraya Vansan como Eduardo Esteves procuraram mão de obra especializada. O que é essencial para não ter problemas de vazamento e infiltração. A pessoa capacitada tomará os devidos cuidados com a estrutura da casa. A inclinação do telhado e a escolha correta da vegetação a ser implantada. A manutenção pode ser feita uma ou duas vezes por ano para verificar os possíveis problemas, ou caso as as plantas precisem de poda ou adubo.

      TÉCNICA REDUZ CALOR E RUÍDOS

      Segundo o arquiteto Cláudio Luiz Bravim, uma das principais vantagens do telhado verde é contribuir com as condições térmicas, no verão e no inverno. “A cobertura verde reduz a temperatura do interior do imóvel em épocas de muito calor e mantém uma temperatura agradável em períodos frios”, explica.
   Tudo isso acarreta em economia de energia, redução no uso do ar condicionado e isolamento acústico.
   Outras vantagens desta solução arquitetônica são a facilitação da drenagem, com o aumento da permeabilidade dos terrenos; auxílio na diversidade da fauna local, graças à chegada de organismos completamente integrados ao ambiente: além de ser um diferencial estético e contemplativo, que aproxima o homem da sua parte mais espiritualizada e menos material.

   LONDRINA TEM EMPRESA PIONEIRA

         
   Com dois anos de funcionamento, a Tehto Verde é pioneira e, por enquanto, a única empresa de Londrina que aua com a instalação de telhados verdes. Para trazer o conceito para a cidade, o engenheiro agrônomo José César de Lima Ferreira, sócio proprietário da Tehto Verde passou vários anos estudando e se especializando em instituições do Rio de Janeiro e de São Paulo, voltadas para as diferentes nuances da sustentabilidade.
   Com a ajuda de alguns colaboradores, o agrônomo reformou um imóvel próprio e desenvolveu o primeiro protótipo de telhado vivo no local onde hoje funciona  
s Tehto Verde. A empresa, composto por oito funcionários, já desenvolveu diversos trabalhos residenciais e comerciais no eixo Londrina-Maringá. Um grande projeto que já está aprovado trata da instalação de telhado verde mp Aeroporto de Londrina.

   EFICIÊNCIA COMPROVADA

   Especialista em construções sustentáveis, a arquiteta Adriana Cordoni Savi estudou a efeficiência de telhados verdes em dissertação  de mestrado na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Durante um ano, analisou o comportamento  de diferentes espécies vegetais em telhados verdes de acordo com o desempenho térmico, retenção da água da chuva, qualidade da água e desenvolvimento das espécies.
   Todos os telhados verdes apresentaram resultado  superiores em sistemas tradicionais de coberturas com relação ao desempenho térmico e retenção da água da chuva; a água apresentou uma quantidade maior de matéria orgânica nos telhados verdes; e todas as espécies testadas, mesmo sem irrigação artificial, apresentaram desenvolvimento satisfatório ao longo de um ano.

   TELHADO VERDE

   VANTAGENS

- Traz conforto térmico e acústico
- Economiza energia
- Cria diferencial estético
- Possibilita área de lazer
- Facilita a drenagem
- Filtra a poluição do ar
- Aumenta vida útil do telhado
- Combate as ilhas de calor
- Aumenta a biodiversidade
- Valoriza o imóvel
- Produz alimentos

DESVANTAGENS


- Custo de implantação
- Custo de manutenção
- Baixo número de profissionais especializados. ( CELSO PACHECO, PÁGINAS 6 E 7, ESPECIAL AMBIENTE & SUSTENTBILIDADE, Folha de Londrina, quarta-feira, 16 de setembro de 2015, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário