Páginas

domingo, 6 de setembro de 2015

EDUCAÇÃO POR INTEIRO



   Ao olhar para essa geração de pequenos internautas, sempre conectados em seus tablets, celulares e videogames, surgem as lamentações permeadas de preocupações. “ Na idade deles, eu estava jogando bola com os amigos “, “ eu estava correndo pela rua “, dizem os pais. Ao mesmo tempo em que toda essa inserção no mundo tecnológico pode propiciar um raciocínio mais ágil, que encontra solução para tudo, tanta inércia física cobrará seu preço no futuro. Obesidade e suas consequências é um desses males.
   Nesse contexto, a prática esportiva no ambiente escolar ganha ainda mais importância. Além de contribuir para um melhor funcionamento do corpo e da mente, ela permite que os estudantes signifiquem e ressignifiquem sua presença no mundo, ampliando suas relações com os outros, respeitando as regras e diferenças entre si e desenvolvendo uma consciência mais crítica e política.
   Pensando nesses benefícios, os Colégios Maristas entendem o esporte como parte essencial na formação integral dos alunos e promovem, a cada dois anos, a Olimar ( Olimpíadas Maristas ) que reúne no início de setembro  em torno de 1,3 mil alunos em Londrina. Durante cinco dias, os estudantes disputam nove modalidades. Mais do que estimular a competição, no entanto, o que se pretende com um encontro dessa magnitude é incentivar a prática esportiva.
   A prática do esporte ensina a conviver em grupo e respeitar regras, conhecer os limites do corpo e construir hábitos de vida saudáveis. Contribui para o desenvolvimento da concentração e da disciplina, melhorando, consequentemente, o desempenho escolar.
   O esporte influencia também na formação do caráter, pois ensina o respeito. Respeito próprio e ao próximo, já que as competições permitem a compreensão do limite do corpo, da vulnerabilidade ao erro e a que todos estamos sujeitos, da necessidade de dedicação para alcançar o êxito e, principalmente, da posição ora de vencedor ora de perdedor
   Para nós,, educar ultrapassa os limites do ensinar conteúdos e conhecimentos formais acumulados ao longo da história da humanidade.
   Acreditamos que educar um aluno é iluminar sua inteligência formando seu coração; educar sua consciência fazendo-lhe amar a virtude; formar sua vontade, educando seu caráter; é cuidá-lo continuamente, ajudando-o  a discernir sobre o que é certo e bom para si; inspirando-lhe o amor ao trabalho e à vontade de querer ser melhor que si mesmos; é dar-lhe os conhecimentos que lhe serão necessário em sua situação histórica e em sua condição pessoal.
   Por fim, creio que educar crianças e jovens é também ocupar-se do seu desenvolvimento físico, por meio das práticas esportivas e culturais que oferecemos, não por capricho, mas sim por convicção deque esse é o melhor modo de educar e formar bons cidadãos, para hoje e para amanhã. ( HONÓRIO PETERSEN HUNGRIA JUNIOR, organizador da Olimar ( Olimpíada Marista), página 2, espaço PONTO DE VISTA, sexta-feira, 4 de setembro de 2015, publicação do JORNAL DE LONDRINA).    

Nenhum comentário:

Postar um comentário