Páginas

terça-feira, 7 de abril de 2015

ARTE NA PALMA DA MÃO


   Museu é um dos programas que incluo no roteiro de minhas viagens. Gasto horas apreciando quadros, esculturas e outras obras. Museu do Vaticano (Roma), Galleria degli Ufizzi e Galleria del’Academia (ambas em Florença) foram alguns dos quais me perdi vendo e revendo obras célebres ou não. Sem contar os pequenos museus e galerias de outras cidades e países. Entretanto, não é sempre que se pode viajar ou permanecer durante muito tempo num passeio como esse.
   Alguns dos principais e mais  importantes museus do mundo,  no entanto, oferecem um tour – nem sempre completo – por suas galerias e obras através de aplicativos de celular (iOS ou Android). Obviamente não é a mesma sensação que visitar um lugar físico, mas ajuda a conhecer. E, se você  está num desses museus, coloque fone de ouvido para ouvir explicações sobre os quadros que está diante dos olhos, ao vivo. Os serviços podem substituir um áudio guia.
   É o caso do Museu de Arte Moderna (MoMA) de Nova York. É possível visitar os seis andares do museu, ver e ouvir sobre algumas obras, dentre elas de artistas como Joan Miró, Pablo Picasso e Fita Kahlo. Uma das que constituem o acervo é A persistência da Memória, do espanhol Salvador Dali.
   Em Nova York é possível ainda adentrar aos corredores do Museu de História Natural e ver, não em detalhes, mas com pequenas explicações, as famosas réplicas que ganharam vida no filem Uma noite no museu: O Tiranossauro Rex e o Rapa Nui Moai Cast , entre outros.
Praticidade
   No aplicativo do Museu Histórico Nacional, Rio de Janeiro, é tudo muito prático. A visita é dividida por andares, sendo possível observar pinturas rupestres, sambaquis, bustos dos reis. D. João VI e D. Pedro I, além de salas e salões, pátios e jardins, objetos reais, quadros e esculturas. O visitante pelo smartphone pode selecionar os idiomas português, inglês, espanhol e até libras ( língua brasileira de sinais).
   O aplicativo do Museu de Louvre faz um passeio por galerias e salões, além de explicar detalhes de obras como Mona Lisa, de Leonardo da Vinci. Tudo em inglês. São 35 segundos que incluem menção à misteriosa face da modelo do pintor italiano.
   Há outros muitos museus que oferecem um tour pelo celular. Basta digita “pinacoteca” nas lojas virtuais de aplicativos que vão aparecer inúmeras galerias Italianas. A Pinacoteca de São Paulo oferece, além disso, a internet gratuita para os visitantes acessar informações das obras  durante a própria visita. Mas está disponível apenas para sistema Android.

Serviço

       Os aplicativos estão disponíveis para celulares nas lojas virtuais da Apole Store(iOS) e (Google Play Store (Android)   Reportagem escrita por FÁBIO LUPORINI fabio@jornaldelondrina.com.br, extraído do espaço  Cultura, página 19, publicação do JORNAL DE LONDRINA, terça-feira, 7 de abril de 2015)

Nenhum comentário:

Postar um comentário